top of page

Catanduva

Atualizado: 6 de mai. de 2019




Um plebiscito idealizado pela Prefeitura e realizado no Garden Catanduva Shopping, em 1994, na administração do Prefeito Municipal Carlos Eduardo de Oliveira Santos, definiu a permanência do símbolo da bruxinha, com traços mais simpáticos, como logotipo da ‘Cidade Feitiço’.



Vista Aérea de Catanduva - 2006

 

Cidade Feitiço - Existem muitas histórias

referentes à quando apelidaram o município de Cidade Feitiço. Há quem diga que era por causa da água, considerada uma das melhores da região. Outra versão diz que foi em um concurso na véspera de um carnaval. Mas o relato histórico documentado mostra que o apelido foi originado pelo jornalista Nair de Freitas, proprietário do Jornal A Cidade. O jargão foi publicado por Freitas em 1940. O nome carinhoso faz alusão ao que os moradores dizem ser verdade: Quem visita Catanduva fica enfeitiçado e volta ou passa a morar na cidade.



 

Detalhes do Brasão e Bandeira.

 

O Brasão do Município de Catanduva, criado pela Lei Municipal nº 1133 de 17 de setembro de 1970, traz a representação dos setores econômicos que fizeram Catanduva se desenvolver ao longo dos anos: ramos de café, laranja e a cana-de-açúcar. A roda dentada simboliza o desenvolvimento da indústria local, o leão de prata, a força de nosso povo e bem abaixo se encontra a parte ondulada entre as faixas verdes, representando o Rio São Domingos.


 

Bandeira do município de Catanduva - Descrição das cores: Amarelo - representa as riquezas do subsolo da cidade. Vermelho: é o símbolo do amor à Pátria, da audácia, da coragem e da valentia do povo catanduvense. Azul: é a excelente condição climática da região.



 



Há ainda uma terceira versão, não aceita pelos historiadores, de que Catanduva teria sido fundada por Domingos Borges da Costa, conhecido por Minguta, um caboclo que se radicou nas proximidades da povoação nascente, à beira de um riacho, hoje denominado Minguta.






 






A segunda versão diz que a cidade teria sido fundada por Antonio Maximiano Rodrigues também mineiro, que adquiriu terras da região por volta de 1890, fazendo doação de alguns de seus alqueires para a paróquia de São Domingos.









 






Fundadores - Primeira versão: Joaquim Alves Figueiredo, se estabeleceu aqui em 1890, no bairro do São Francisco, considerado o primeiro bairro de Catanduva.










 









O Santo padroeiro da cidade de Catanduva é São Domingos de Gusmão, que dá nome a Igreja Matriz de São Domingos, localizada no centro da cidade. A data de celebração é 08 de agosto.









 


 



Mapa da cidade de Catanduva (SP). Catanduva - município do interior do estado de São Paulo. Fica situada no Noroeste do Estado de São Paulo, a 382 quilômetros da capital paulista.




 

Localização de Catanduva (SP) e cidades do Estado de São Paulo.







 



Localização de Catanduva (SP) no estado de São Paulo.







 






Localização de Catanduva (SP) no Brasil.

249 visualizações
bottom of page